Quem nunca se pegou reavaliando a trajetória da própria vida, de maneira espontânea ou por algum motivo questionador externo, eu por exemplo adoro fazer este questionamento para meus clientes e pacientes.
Já parou para avaliar tudo que faz no seu dia a dia? Quais decisões você toma diariamente e quais foge de tomar?
Lembre-se que as melhores decisões sempre dependem do quanto nós nos conhecemos e por isso, o autoconhecimento é tão importante, porque visa a reflexão profunda da vida, em todas as áreas do indivíduo, de modo que ele encontra de maneiras mais clara o que ele gosta de fazer, o que ele não gosta, se está feliz no emprego, o tipo de vida sonhada, suas habilidades, os seu propósito e muito mais.
Há muitos anos trabalho como psicoterapeuta, a avaliação dos planos de vida, incluindo a orientação de escolhas funcionais e disfuncionais, incluindo a vocacional, na identificação de carreiras e profissões, e seus projetos atuais estão compatíveis com o seu perfil e com os seus objetivos.
Por exemplo, uma pessoa que ama conhecer pessoas, conversar e compartilhar conhecimentos, pode estar atualmente vivendo infelizes e trabalhando em salas fechadas, sem contato com pessoas, sem nem se dar conta do prejuízo mental que está sendo causado.
Hoje a síndrome de Burnout e as depressões por demissões são motivos comuns causados pela falta de conhecimento e desenvolvimento pessoal.
Portanto, como profissional da saúde focada no desenvolvimento humano e na prevenção de adoecimentos futuros, quero te estimular também a refletir e responder estas perguntas abaixo, e te ajudar a pensar sobre seu futuro, evoluir e expandir as suas possibilidades profissionais, em mais planos, soluções e opções que encontra hoje.
Bora para as perguntas:
- Como já foi, como está sendo e como planeja a sua trajetória de vida?
- Já avaliou se você está andando em direção aos objetivos que deseja alcançar no seu futuro?
- O que precisa ser elaborado, organizado e focado como estratégia para chegar onde deseja?
- Já pensou na possibilidade de estar na direção contrária das suas reais competências ?
- Você é capaz de identificar e eliminar crenças limitantes e potencializar os seus diferenciais?
Agora, se respondeu todas as perguntas, se atente sempre para a possibilidade de aprender a ser feliz mesmo que surjam novos cenários, e mesmo se a vida te pregar peças que te obrigue a reescrever seu trajeto.
Nos tempos que temos vivido, principalmente após a Pandemia, é importante ficar mais atento ao risco de mudanças radicais no cotidiano. Agora entendemos melhor a importância de adequar e se adaptar a cada cenário em que estivermos inseridos, pois sempre estaremos propensos a necessidades de mudanças, sejam por tipo de cliente, concorrente, produto, serviço, atividade, momento etc.
E desenvolver a flexibilidade, tendo sempre mais planos de vida, de carreira, não se apegar às pessoas, produtos, emprego como único motivo de felicidade e propósito de vida.
Hoje em dia, não há mais espaço para o que é rígido e imutável, é fluido e efêmero, é preciso saber viver e reviver para alcançar o sucesso desejado na vida.
Seja feliz independente do onde, do como e do que faz.